CALENDÁRIO TAEKWONDO - Época 2009-2010

IMPORTANTE: Confirma sempre as datas com o teu instrutor.

segunda-feira, maio 12, 2008

Songahm na Wikipédia

Com certeza já todos sabem o que é a Wikipedia, mas para os que não sabem, e citando a própria, a Wikipédia "é uma enciclopédia multilingue online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado".

Ora, sendo eu um fã da Wikipédia para encontrar informação útil, rapidamente me deparei com a página da versão inglesa sobre o Taekwondo Songahm (Songahm Taekwondo em inglês). O artigo, inserido na página da ATA, está muito completo, e vale a pena ler pois para além da descrição do estilo Songahm, fala também sobre a organização ATA, as federações STF e WTTU, como pode ser a evolução no estilo, algumas críticas por vezes apontadas à ATA, entre outros assuntos.

Mas o motivo do meu post é outro. É que, este fim-de-semana, tive a curiosidade de ir ver o mesmo na versão portuguesa, e cheguei à conclusão que o artigo sobre o Taekwondo Songahm está ainda um pouco incompleto. Como tal, e aproveitando a liberdade da Wikipédia, decidi dar-lhes uns retoques, e fazer pequenas correcções ao mesmo. Por exemplo, dizia lá que se treina luta de chão, algo que nem nunca ouvi falar nos treinos, e que por isso corrigi para defesas pessoais, já que isso sim, faz parte da aprendizagem de Songahm.

O que vinha então aqui sugerir é que nós, como contínuos aprendizes mais ou menos conhecedores do estilo, tomemos a iniciativa de enriquecermos essa página e lhe acrescentemos conteúdo. Qualquer um o pode fazer, não é preciso registar (embora seja encorajado), basta clicar no link que diz "editar" no topo da página, seguir as instruções e escrever o que parecer fazer falta. Se estiverem com dúvidas, podem sempre ir traduzindo o que está na página inglesa, apenas com o cuidado de tentar não misturar conteúdo sobre a ATA e conteúdo sobre o Taekwondo. Mas se se enganarem, também não tem problema, qualquer outra pessoa lá pode ir e corrigir, e assim, mais cedo ou mais tarde, o artigo tenderá naturalmente para a qualidade desejada.

Uma das coisas interessantes da Wikipédia é que todas as versões de cada artigo são guardadas em memória. Assim, se alguém vandalizar ou apagar/estragar uma página, pode-se sempre reverter para uma versão anterior. Por isso, não tenham problemas em mexer, nada se perde nunca. Apenas aconselho a não guardarem de cada vez que escrevem uma frase ou palavra. Na página de edição do artigo, há um botão para pré-visualizar o que estão a escrever, por isso usem-no antes de guardarem definitivamente. Isto para que não tenha que ser guardada uma página em cada Save, e não se contribuir desnecessariamente para o aumento dos custos de manutenção desta brilhante ferramenta!

Sem mais me despeço, com cumprimentos Songahm para todos!

Boas leituras/escritas!

5 comentários:

Bruno Costa - GtAkReYz disse...

Estive a fazer uma grande actualização ao artigo, acrescentei um princípio da história do Songahm em Portugal, quando foi trazido pelo Sr. Reyes. Quem quiser (ou tiver tempo) pode completar, está lá um link com o resto da história (mas não façam Copy/Paste, não é aconselhado).

Também acrescentei algumas regras e conceitos. A parte da Competição está também muito incompleta, pois ainda só sei os básicos. Falta por exemplo a descrição das funções dos juízes e como as suas pontuações contribuem para a atribuição do ponto, etc.

Fico à espera do vosso contributo, não se acanhem! ;)

Nokas disse...

Epah já não vinha aqui há uns bons velhos tempos!! Peço desde já as minhas sinceras desculpas. =P Enfim,acho muito bem que alunos interessados nesta arte se dediquem também na sua divulgação e complementarização das informações que andam por aí!

Neste momento n vou mexer no artigo da wiki só apenas porque tenho uma serie de trabalhos a completar, mas assim que me for possivel la irei fazer algumas renovações!

Daquilo que já pude ver, realmente a parte da competição está pobrezinha... E os pontos não estão devidamente explicados. Mas, como já disse, quando tiver tempo irei lá completar a informação.
Espero que não seja eu a unica com estas intenções, ate porque deveriamos TODOS ajudar...

Que o espirito Songahm esteja convosco! x)

Indira disse...

Olá.Achei interessante o artigo na Wikipédia e tomei a iniciativa de contribuir com o pouco que sei, nomeadamente, sobre o significado do Taekwondo, do "songahm", do pinheiro. Espero que não esteja nada errado:). Se calhar acrescento também algumas palavras de comando na parte das regras e conceitos. Da parte da competição vou relembrar do pouco que sei e editar. =)Songahm para todos

Pedro Faria disse...

Tomei a liberdade de traduzir (com ajuda do tradutor do google) algumas coisas de:

http://bay-ata.com/ata.php#atahistory

Songahm Taekwondo
ATA History
Curriculum development

so que pelos vistos nao se pode ou nao se deve copiar texto de sites...
acham que ponho la na mesma?...
cumprimentos

Bruno Costa - GtAkReYz disse...

Srta. Indira, muito obrigado pelo excelente contributo! O artigo está a crescer continuamente! Estive só a rearranjar alguma da informação que lá puseste, pois a ideia dos primeiros parágrafos é só fazer uma introdução ao tema (normalmente até é só um parágrafo). Depois do índice é que se deve estender o conteúdo. Também criei um quadro com os comandos para não ficarem dispersos pelo texto. Peguei nas expressões da Wikipedia inglesa, suponho que sejam as mais correctas, de tantas formas diferentes que já encontrei.

Pedro, "copy/paste" não se deve fazer (direitos de autor,etc...), mas fazer uma tradução livre é permitido. Tem só o cuidado de não repetir conteúdo, e se vires que se justifica, cria novas secções. Para isso, é só pôr "==" + título da secção + "==". Por exemplo, para criar a secção ATA, é só pôr "==American Taekwondo Association==", sem as aspas, claro.

Já agora, também devem usar fontes para a informação que põe, para isso basta verem o código da Wikipedia para algumas das citações que eu já fiz e que aparecem entre parênteses rectos. É bom para validar o artigo, senão a informação pode ser apagada por utilizadores mais zelosos. ;)