CALENDÁRIO TAEKWONDO - Época 2009-2010

IMPORTANTE: Confirma sempre as datas com o teu instrutor.

sábado, março 29, 2008

Poomse's...

Songham a todos, ha já algum tempo que não vinha aqui ao blog, desde ja peço humildente umas sinceras desculpas. Hoje mais 5 alunos da escola In Wha chegaram um pouco mais alto, é da minha opiniao e acho é a dos que estiveram no exame também, que todos nós fizemos um celestial exame e vamos todos passar para o proximo cinto(quer dizer... espero q sim!). Embora fosse bom que entrasse mais e mais gente na nossa escola parece-me que ja se está a compor um bom grupo, bom em termos de qualidade, mau em termos de número, tudo devido a alguns desavergonhados desertores! (espero que nunca vir a ser um deles) Bom, o que falta mesmo agora era o primeiro cinto preto, que não deve tardar muito para vir! (cheira-me) O titulo desta mensagem é "Poomse's..." (nas folhas não se escreve assim, mas foi assim que encontrei no youtube... ainda não percebi bem qual a diferença e se está erradoescrever assim ou não) encontrei no youtube uma demostração de poomse, que não são do taekwondo songham, mas também estão muito boas em termos de coriografia. O que eu vos quero mostra não é exactamente a coriografia da poomse mas sim a forma como ela é executada pelo mestre Kytu Dang, apreciem a classe (na minha humilde opiniao parecem-me brutalemnte bem feitas) são 3 seguidas, vejam-nas todoas e tomem como um bom exemplo para tirar algumas ideias de postura e forma de encarar as poomse's.


Já agora só umas perguntitas, gostaria de saber o significade de: "Il Jahng", "Ee Jahng", "Sahm Jahng", "Sah Jahng" e
"Oh jang", ou seja se Jahng tem algum significado só por si ou se está associado às outras palavras e o que cada uma quer dizer; Para finalizar nas de cinto castanho e vermelho o significado de "Chung Jung", Obrigado e
Cumprimentos aqui da abadia para todos,
Inté...

5 comentários:

Nokas disse...

WOOW, sinceramente estas "poomse's" estão simplesmente espectaculares! A rapidez, as posições, a segurança, o equilíbrio, MEU DEUS também quero! (Um dia, com muito esforço, também passaremos por uma fase de lucidez semelhante) Quanto ao exame que se deu hoje, os meus absolutos Parabéns a todos aqueles que realizaram um exame e passaram de certeza (excepto para mim que era um bocado parvo...)! Quanto aos desertores, não sejam maus, neste momento devem estar a rebolar num arrependimento tal que não lhes possibilitará sair de casa (desertores que "desertam" por outros motivos que não estudo, trabalho, etc, etc, etc...)! E isto porque, simplesmente, não há nenhum grupo melhor do que o grupo IN WHA!!
Beijos e abraços para todos, principalmente para certos "desaparecidos"! =)

Bruno Costa - GtAkReYz disse...

Corrector ortográfico:
"Songahm"
"coreografia"
:P

De resto, pelo que li, Poomse é uma forma válida de escrever, sendo a mais correcta Poomsae (que se deve ler "pumessé", e não "pumessai"). Entretanto fiquei também a saber que se deve ler "tekwondo" e não "taikwondo", o "a" é mudo em ambas as palavras. Isto claro, de acordo com a wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Taekwondo
http://en.wikipedia.org/wiki/Poomse
(este último tem uma parte dedicada às poomsae's de TKD de Kukkiwon que têm as mesmas designações das de TKD Songahm, mas não explica o significado literal das mesmas)

Quanto ao vídeo, simplesmente fantástico! A continuidade, a firmeza dos movimentos, a rapidez, a flexibilidade, tudo! Os chutes então, para mim são o auge, desde o frontal ao lateral (sempre acima da cabeça), àquele que bate na mão (parece-me a mim o mais complicado a nível físico)... Muito bom!

É por isto que devia haver mais torneios (vai haver mais um, pelos vistos!!), são sempre excelentes oportunidades de assistirmos a demonstrações destas por parte dos cintos mais graduados e com isso aprendermos a aperfeiçoar o nosso taekwondo, para além do muito que já aprendemos nas aulas! :)

Pedro Faria disse...

Viva

O que realmente salta logo à vista é a garra e rapidez com que o senhor executa a fórmula, o que é fica muito porreiro. No entanto talvez fosse ainda mais espectacular se as formulas do vídeo tivessem mais chutos... os no ar são bem capazes de potencializar aquela garra...
No último exame também fiquei impressionado apesar de não conseguir apreciar na totalidade (ou metade até...pq 80% delas...não sei fazer...ainda :D)
Apesar da tensão que senti gostei muito de lá estar e fico contente por ver que todos os que participaram mostram o mesmo sentimento. Espero ansiosamente pelos próximos exames e torneios onde poderei confrontar o nervosismo e receio de uma forma saudável podendo tornar-me mais confiante e seguro ficando assim mais concentrado no que estou a fazer.

Cumprimentos
Songahm

Anónimo disse...

pois..este senhor e de taekwondo

WTF-

:)
o tal estilo q voces tanto dizem mal...
mas...se calhar deveriam pesquisar melhor os treinos das escolas wtf para ver o que é taekwondo a serio.

Bruno Costa - GtAkReYz disse...

É indelicado lançar acusações infundadas sobre pessoas que se desconhece. Mais cobarde ainda é fazê-lo sob anonimato... Mas a maior ironia é escrever essas acusações num post que elogia a qualidade das coreografias e da técnica do executante, que, como também nós sabemos, é de Taekwondo WTF.

Cumprimentos Songahm!