CALENDÁRIO TAEKWONDO - Época 2009-2010

IMPORTANTE: Confirma sempre as datas com o teu instrutor.

segunda-feira, abril 07, 2008

Resposta Ao Sr. anónimo e mensagem a TODOS os leitores, participantes etc.!

Ao Sr. anónimo...
e a TODOS.

Antes de mais quero agradecer ao Sr. anónimo pela resposta ao post, pois sem ela não estaria a passar esta mensagem a TODOS que acho importante (para quem não está a par, é o Post de Sábado, Março 29, 2008 - "Poomse's...":

Nunca disse mal do estilo de TKD WTF ou de outro qualquer, até pq já participei em muitos torneios de WTF e já fiz um "curso" de Taekwondo WTF há muitos anos no Casal Novo e até gostei, mas não é por isso que mudo de estilo, pois é com o meu que me identifico, assim como acredito que o Sr. Anónimo pense da mesma forma (isto é, se já fez aulas do nosso estilo ou outro qualquer claro, para poder optar e opinar).

Não proíbo ninguém da minha escola de fazer ou experimentar seja o que for ou que arte marcial for. Como me foi ensinado e é o que tento fazer, "o nosso objectivo é criar seres humanos independentes"! (Agradeço ao meu instrutor tudo o que me ensinou e espero que me ensine muito mais e obviamente a todos os instrutores, companheiros e alunos que tb tiveram e têm parte activa na minha formação dentro do TKD Songahm).

Tenho e já tive alunos e amigos de outros estilos de TKD ou outra arte marcial e nunca me ouviram dizer "esquece isso que isso é mau e não presta", plo contrário, incentivo a não esquecerem e simplesmente aprenderem mais uma forma de viver o TKD.

Aproveito esta última frase para convidar o Sr. Anónimo a participar numa aula ou até mesmo ir assistir a um torneio ou exame.
Espero que continue no nosso blog, identificado de preferência, para tb não haver respostas de alguém que não o próprio. E já agora com outra atitude claro!!!

Não existe a arte marcial perfeita. Todas em conjunto, talvez...!!!

Mais uma vez, abraços e SONGAHM a todos!

PS: Depois disto acho que podemos voltar aos nosso Posts, divertidos, sérios, o que for!!! Participem!!!

SONGAHM A TODOS OS PARTICIPANTES

Paulo Pardal

5 comentários:

Pedro Mendonça disse...

Antes de mais muito obrigado por estas palavras Sr Pardal, para mim, que fui a origem desta pequena confusão, acho que explicam muito bem o objectivo de ter colocado o video do post de 29 de março "Poomse's...", é preciso saber apreciar os outros para se dar valor ao que se tem, neste caso, o que temos nas escolas de Taekwondo Songahm e em particular na escola In-Wha. É fantastico como a lingua portuguesa gera estas confusões, como é que eu num gesto de humildade estando a elogiar o trabalho de outro estilo consigo transmitir inercia suficiente de forma a alguém vir destinado a insultar-nos no nosso blog? Talvez seja a minha forma pachorrenta de estar em sociedade, ou talvez seja a minha forma ingénua de ver as coisas mas parece-me que não vale a pena, não vale o esforço criar este tipo de discussões sem objectivo e que só vem denegrir a sua escola, a si não, porque nem se identificou. É fácil vir aqui e soltar uns quantos insultos o desafio é precisamente o contrário, não nos afogarmos no próprio ego e saber apreciar o que os outros fazem também, e já que estamos a falar de estilos de taekewondo aqui temos um excelente exemplo do Sr Pardal que tem a experiência de dois estilos e optou por um! E entao? Não significa que seja o melhor ou mais sério que outros, apena sim, e tal como disse, identifica-se com este. Bom na minha forma de ver acho que isto tudo foi bastante positivo, é bom saber que rumo a nossa escola leva e acho que nestes dois posts ficou bastante claro. Fico satisfeito pois no final esta era a menssagem importante a passar.
Já agora, e dirigindo-me às suas excelências os cintos graduados, ainda continua à espera das respostas às minhas perguntas! Será que tenho que esperar até voltar ao treinos?

Songahm a todos e espero voltar em breve!

Nokas disse...

Boas!

Apoio firmemente a opinião do Sr. Pardal e aproveito aqui para dizer que comentários como o do Sr. Anónimo são, para nós, dispensados. Por mim, não tenho nada contra quem pratica outra arte marcial para além de Taekwondo Songham. Até admiro e observo técnicas de judo, karaté, Taekwondo WTF, Capoeira e outras tantas artes que não se ficam por aqui, até porque a verdadeira sabedoria não se encontra aquando se é mestre de um só “objecto”, mas sim quando se tem curiosidade e a inteligência para “tocar” no desconhecido. Agradecemos o comentário do Sr. Anónimo que, provavelmente esperando respostas como estas não mostra a cara, mas comentários desnecessários como

“o tal estilo q voces tanto dizem mal...
mas...se calhar deveriam pesquisar melhor os treinos das escolas wtf para ver o que é taekwondo a serio”

são, no mínimo, desconcertante ao nível da parvoíce que deverá existir pelo Mundo (dai termos tido episódios na historia Mundial que se poderiam ter evitado). No entanto, e respeitanto tais sinceras opiniões, Taekwondo Songham é tão sério como WTF, ou como o Taekwondo do vizinho do lado. A seriedade de uma arte marcial encontra-se, no meu entender, no poder que nos traz tanto em nível físico como mental, melhorando completamente o nosso ser integral. Não é por andar à luta com outro qualquer, sem sequer pensar nas consequências ou na técnica que evoluirei. No entanto, é de notar que não digo mal da arte mostrada no filme, porque, tal como já disse, devemos sempre aprender dos outros.

Esperando sinceramente que tais situações não voltem a acontecer, e que percebam que não deve haver rivalidades com outras artes, me despeço.

Cumprimentos Songham!

Pedro Faria disse...

pois...fiquei um pouco admirado com o comentário do Sr. anónimo, visto que nunca ouvi nenhum comentário negativo relativamente a outras artes marciais (entre todas as outras razões já mencionadas...termos companheiros do wtf...não fazer muito sentido dizer k dizemos mal quando ate estamos a admirar um video do estilo wtf...estas coisas obvias) (e agora que digo isto...não me recordo de serem feitos comentários negativos em relação a nenhum tema mesmo..só coisas positivas se fala por lá!!). Mas acho que já foi mais do que contra-argumentado...e nada mais tenho a acrescentar.
Até era bem porreiro ter a visita do Sr. anónimo la no ginásio!!

gostava de ver um senhor anónimo já identificado e com uma resposta com a energia positiva dos raios de luz que fazem as árvores crescer...lol :p ...e esta em?

Songahm!!

Pedro Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RedSpotMachineAtTheDoctor disse...

Ois!!
Sei que não tenho uma presença muito activa... tem muito a ver com a falta de horas nos meus dias... mas aqui vai!
Ao contrário de alguns, eu acho que foi muito bom ouvir o sr_nao_identificado_com_medo_nao_sei_do_quê, assim aprendi a nunca cair no mesmo erro que ele (que às vezes ou por distracção ou por falta de pensar "um bocadinho" pode acontecer!).
Na minha opinião estes comentários são sempre benvindos, porque assim tenho sempre quem me lembre que a humildade é LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E é tudo menos um acto de cobardia (como também já ouvi!).
Sem mais nada a acrescentar ao que já foi dito... e muito bem dito, pelo nosso instrutor, só gostaria de convencer o sr_nao_identificado_com_medo_nao_sei_do_quê a participar mais vezes! Por mim nem se precisa de identificar...